terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vale a pena aproveitar a água da chuva em casa


As chuvas que caíram no Rio Grande do Sul recentemente me fizeram pensar novamente no grande desperdício que é não usar água da chuva.
A água coletada diretamente dos telhados de nossas casas, prédios ou empresas pode ser usada com tranquilidade para tudo que não precisar de água potável ou com alta exigência de qualidade. Ou seja: água da chuva NÃO pode ser usada para beber, preparar comida, limpar louça de cozinha, limpar ambientes estéreis (piso de hospital, nem pensar!), lavar roupas domésticas (aqui uma exceção: dá para usar em primeira lavagem para tirar a sujeira grosseira, sabe aquele fardamento do futebol...). É bom lembrar que a chuva limpa o ar arrastando os poluentes e limpa também o telhado arrastando a sujeira, então, a menos que você ache titica de passarinho algo saboroso, não bebe esta água.
Até 1/3 da água que consumimos em casa não precisaria ser tratada: vaso sanitário, limpeza de piso (tanto interno como externo), veículos, rega de plantas ou gramado. Ok, no vaso sanitário requer mudança na tubulação e ninguém quer abrir parede, mas e o resto? Precisa de uma caixa d'água, uma torneira e alguns metros de encanamento para desviar a água da calha para a caixa d'água.
Qual o tamanho da caixa?
  • Em uma casa com 4 ou 5 pessoas 1000 litros é uma boa estimativa.
  • Em um edifício depende... Os condôminos tem o hábito de lavar o carro? Existem áreas de uso comum para limpar? Quantos metros quadrados tem o “jardim” (assim entre aspas, mesmo porque é uma árvore, um pouco de grama e algumas florzinhas)? Cada caso é um caso, mas é provável que uma caixa de 5000 litros suporte um prédio de até 20 apartamentos.

Se nos dois exemplos acima:
  1. A conta de água mensal da casa for de 50 reais e a do prédio for de 1000 reais;
  2. A redução de consumo for de 20% para a casa e 10% para o prédio;
  3. O investimento para instalação na casa for de 500 reais e no prédio de 1500 reais.

Para o morador da casa o investimento retorna em menos de 5 anos e para os condôminos do prédio em 15 meses. Normalmente as pessoas constroem um casa para morar mais de 5 anos, então, não vale a pena?
No próximo post falarei mais sobre o assunto, mas para indústria, comércio e prestação de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário